BIO


VIEIRA, Dione Veiga. Porto Alegre,1954. 
Vive e trabalha em Porto Alegre. 
Sua obra explora elementos poéticoem alusões ao corpo e ao orgânico, e com o uso de diversos meios: Instalação, Escultura, Pintura, Desenho, Objeto, Fotografia e Vídeo. Enfocando significados em torno dos processos de transformação e ao desaparecimento da matéria através de dicotomias como presença/ausência, positivo/negativo, dentro/fora, material/imaterial. 

"Inicia sua trajetória investigando a disciplina pictórica nos anos 80, participando de vários salões nacionais como II Prêmio Pirelli Pintura Jovem, MASP (1985). Posteriormente, "amplia sua experimentação para outros suportes e matériais. Seu trabalho, que já percorreu os diversos formatos, desde a pintura, o desenho, a fotografia e o vídeo, explora conjunções entre elementos: corpo e objeto simbólico, reunidos pelo estranhamento e assinalados por uma genealogia surrealista, frequentemente presente em sua linguagem visual. Graduada em Letras e especializada em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a artista provoca constantemente esse visível interstício entre artes plásticas e a literatura; assim, o aspecto semântico torna-se protagonista na leitura de seus obras". [1] 


No período entre 1989/1992 residiu na Alemanha onde manteve ateliê no StadtKunst E.V. Köln (Kunst Verein in Köln Ehrenfeld), espaço cultural mantido pela Prefeitura da Cidade de Colônia. Com participações em exposições na Alemanha, Colômbia, Reino Unido, e inúmeras outras no Brasil. Em 2012,  realizou exposição individual no Instituto Goethe - Porto Alegre, como artista convidada. Foi indicada ao prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2009, 2010, 2012 e 2015). É uma das artistas destaque do período 2004-2014 do Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo  - UFRGS, em publicação de catálogo da Instituição em 2015. Possui obras em acervos públicos tais como: MAC-USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP; MAC-RS - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul;  MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli; Pinacoteca Aldo Locatelli – Porto Alegre, RS; FVCB - Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão, RS; Instituto Goethe - Porto Alegre, RS.





[1] Paola Fabres in Catálogo Geral do IA-UFRGS -2015